(47) 98418 4572     (47) 3434 4572    
ORIENTAÇÕES
Image

CIRURGIA ORAL MENOR

Você foi submetido a uma intervenção cirúrgica, e para obter seu pronto restabelecimento, é necessário seguir as seguintes orientações:

ANESTESIA
Preste atenção para que não fique mordiscando ou apertando os lábios e a língua, pois poderá feri-los gravemente.

HEMORRAGIA
O local da cirurgia foi suturado, porém, é normal um pequeno sangramento, e para não causar um sangramento anormal é preciso que:
1. Bochechos – não fazer bochechos de espécie alguma nos primeiros dois dias.
2. Bolsa de gelo – para prevenir o sangramento excessivo, o edema e a dor pós-operatória, aplique bolsa de gelo sobre a bochecha e/ou lábio operado durante as primeiras 48 horas; aplique por 30 minutos e descanse por 30 minutos, repetidamente.
3. Em caso de sangramento – coloque uma gaze estéril dobrada sobre o local a faça pressão cuidadosamente, se a hemorragia persistir, entre em contato com o cirurgião.
4. Para dormir – apoie a cabeça de modo que fique mais elevada que o corpo (durma com dois travesseiros e a face virada para cima ou para o lado oposto ao da cirurgia).

DOR
Dor leve e moderada é normal nos primeiros 3 dias, e deve passar com os medicamentos prescritos. No caso de dor intensa, contínua e pulsátil entre em contato com o cirurgião.

EDEMA
O inchaço da face no local operado é uma reação normal nas primeiras 48 horas após o procedimento, e após este período irá reduzir gradativamente.

HIGIENIZAÇÃO
Mantenha rigorosa higiene bucal, principalmente na região operada, realizando de forma cuidadosa para não causar dor e sangramento intenso.
Obs.: utilizar escova pós-cirúrgica, iniciar bochechos com solução após 48 horas da cirurgia.

MEDICAÇÃO
Use corretamente a medicação prescrita pelo cirurgião, respeitando os horários indicados até o fim do tratamento. Não se automedique.

ALIMENTAÇÃO
Nos primeiros 2 dias, alimentos macios e pastosos, em temperatura fria. Não mastigue sobre a área operada. A partir do terceiro dia, aumente a consistência dos alimentos conforme aceitação.

REPOUSO
Não realizar esforço físico nas primeiras 72 horas.

FUMO
Se for fumante, não fumar durante 14 dias após o procedimento cirúrgico. O fumo prejudica o processo de cicatrização das feridas e diminui a circulação sanguínea na região, além de colaborar para o aumento do acúmulo de biofilme (placa) dental e gengival. O fumo pode determinar o insucesso de um ato cirúrgico bem executado.

RETORNO
Não se esqueça de voltar ao consultório no dia marcado para remoção de pontos e acompanhamento.











© 2025 Maxilofacial

(47) 3434 4572
(47) 98418 4572
Rua Blumenau 178, sala 601
Ed. Medclínicas | América Joinville | SC
hfmaxilofacial@gmail.com
/hfmaxilofacial
Responsável Técnico: Rafael Hilgert CRO-SC 10611