Mais uma importante etapa do tratamento se inicia. Estas recomendações te ajudarão a ter um pós operatório mais tranquilo. Contamos com a sua colaboração. Estaremos junto com você!
REPOUSO
- Manter a cabeceira da cama elevada cerca de 30 graus
- Evitar decúbito lateral (não dormir de lado)
- Evitar qualquer tipo de esforço físico e exposição excessiva ao sol durante o período de recuperação (de 30 a 45 dias)
- Evitar esporte que tenha risco de bater a face por 6 meses (futebol, vôlei, basquete, lutas marciais,...)
CUIDADOS
- Se houver sangramento coloque diretamente no local da hemorragia um rolo de gaze ou compressa pequena presa firmemente durante meia hora. Caso não cesse o sangramento, repita a operação várias vezes. Se sentir necessidade, não hesite em entrar em contato conosco.
- Espirrar de boca aberta e não fumar
DIETA
Primeiras 72 horas
- A dieta deve ser líquida ou pastosa e fria (sorvetes, sucos, vitaminas, açaí, iogurtes...)
4º ao 15º dia
- Iniciar uma alimentação um pouco mais consistente, em temperatura ambiente, os quais deverão ser engolidos e não mastigados Após 15 dias
- Pode ser iniciada a alimentação com filé de frango, carne de hambúrguer, carne moída, massas em geral, lembrando-se de somente fazer o movimento mastigatório sem tocar dentes.
- A mastigação normal somente poderá ser iniciada após orientação da fonoaudióloga e do cirurgião (aproximadamente 3 meses). A importância dessa alimentação mais consistente se deve ao fato de recuperar o funcionamento regular do intestino. Caso haja alteração intestinal pode ser administrada uma pequena dose de laxante (leite de magnésia – 2 colheres de sopa, dose única). Além disso, caminhar e ingerir alimentos que ajudam na digestão (mamão, mel, ameixa em calda, melão, etc) podem aliviar essa sensação.
- A alimentação deve ser feita em intervalos pequenos e é fundamental para uma recuperação mais eficiente. É natural que o intestino não funcione por vários dias após a cirurgia.
SUGESTÕES DE ALIMENTAÇÃO PÓS OPERATÓRIA
- Laboratório ABBOT
Ensure – nutrição completa e balanceada 1kg – pó para diluição em sabores variados
Ensure - nutrição completa e balanceada 237 mL – pronto para uso em sabores variados
- Laboratório NESTLE NUTRITION
Nutren 1.5 – nutrição líquida 200 mL – pronto para uso em sabores variados
- Dê preferência aos alimentos hipercalóricos e hiperproteicos
HIGIENIZAÇÃO
- Não faça bochecho de qualquer espécie nas primeiras 72 horas após a operação para evitar possíveis hemorragias. Escove cuidadosamente os dentes, lave a boca, vire a cabeça de um lado para outro e abra a boca para eliminar o líquido (sem cuspir).
- Após as 72 horas iniciais intensifique a higienização da boca através da escovação com creme dental e colutórios (Periogard 2 vezes ao dia).
- Procure utilizar uma escova pós cirúrgica (especial para higienizar em cima dos pontos sem sensibilidade).
- Não toque na ferida na ferida operatória com a língua, dedos ou qualquer objeto.
FISIOTERAPIA GELADA
- Iniciar fisioterapias através de compressas geladas contínuas na região operada, logo após o término da cirurgia com hidratação prévia da face e manutenção por 72 horas.
- As compressas devem permanecer em contato com a face por 20 minutos. Após este tempo inicia-se um mecanismo de proteção do organismo com vasodilatação, o que ocasiona maior edema. Deve-se aguardar um tempo de 20 minutos para reiniciar as fisioterapias geladas. Sempre envolver o gelo em um tecido fino para manter a pele gelada e sem queimaduras.
FISIOTERAPIA QUENTE
- A partir do 5º dia de pós operatório inicia-se o contraste de água quente (toalha úmida aquecida no micro-ondas ou baldinho com água quente) e bolsa de gelo. A sistemática de compressas deve ser:
Quente – 5 minutos, frio – 5 minutos, quente – 5 minutos, frio – 5 minutos, quente - 5 minutos e drenagem linfática. Repetir esse procedimento 3 vezes ao dia.
- Essa fisioterapia é importante para regressão do edema e hematoma na região operada.
DOR
- Dor na face pode ser observada nos primeiros dias de pós operatório, a qual tende a cessar com o uso dos medicamentos administrados.
- Uma sensação dolorosa poderá ser observada no trato respiratório superior (garganta) decorrente da intubação no momento da anestesia geral e desaparecerá em 2 a 3 dias. Além desta, é comum os pacientes sentirem uma pressão ou dor na articulação têmporo-mandibular, que será passageira.
PARESTESIA
- Após a cirurgia ortognática é normal que algumas regiões da face fiquem com parestesia (sensação de anestesia). Esta sensação deverá regredir em alguns dias ou meses.
- Os lábios ficarão com parestesia por um tempo transitório, fazendo com que o paciente não consiga controlar ou sentir a saliva (babar).
LÁBIOS
- Os lábios podem ficar ressecados e inchados.
- É recomendado aplicar no local um creme manipulado (Lanolina 9g, Vaselina líquida 2 cc, Glicerina 1g e creme base 18g) alternando com uma pomada (Colagenase com Cloranfenicol, Novaderm ou Fibrase), apenas na área externa dos lábios, cerca de 6 vezes ao dia de 2/2 hs. Outra opção também bastante recomendada é o Cera Lip, que pode substituir a fórmula acima.
FONOAUDIOLOGIA
- Instruções de abertura bucal, mastigação e massagens na face para recuperação dos movimentos da musculatura facial serão orientados pela fonoaudióloga e devem ser respeitados no momento certo para evitar eventuais complicações. Os exercícios ajudarão o paciente a ter mais confiança na fala, abertura e função, além de proporcionar uma melhor competência labial.
REMOÇÃO DE SUTURAS
- A sutura externa é removida com 7 dias e a intra-oral com 14 dias (fio reabsorvível) se necessário.
USO DE ELÁSTICOS
- Em alguns casos pode ser necessário o uso de elásticos para ajudar no reposicionamento dental, sendo de fundamental importância que o paciente coloque-o na posição indicada pelo cirurgião ou ortodontista.
Siga as orientações atentamente, elas são importantes para a sua recuperação. Contamos com o seu empenho e confiamos em você. Se surgirem dúvidas nos ligue, estaremos prontos para ajudá-lo.
(47) 3434 4572
(47) 98418 4572
Rua Blumenau 178, sala 601
Ed. Medclínicas | América Joinville | SC
hfmaxilofacial@gmail.com
/hfmaxilofacial
Responsável Técnico: Rafael Hilgert CRO-SC 10611